Férias, finalmente! Um tempinho para descansar, esquecer dos problemas do ano inteiro, comer mil delícias nas festas... pra tudo ficar melhor ainda, que tal uma viagem para a praia?!
E como nós estamos aqui pra fazer sua vida cada vez mais sustentável, nada melhor do que conversar sobre o terror do verão (pior até que o pancadão de chuva no fim da tarde): o lixo na praia. Você sabia que cerca de 25 milhões de toneladas de lixo vão parar no mar a cada ano? Esse número alarmante traz desequilíbrio na fauna e flora marinha, e compromete esse recurso tão importante para a vida no planeta. Além disso, segundo a ONU, 60% a 80% de todo o lixo no mar é plástico. Tá vendo como aquela garrafinha que você larga na rua ou na areia faz diferença?
A poluição das praias, além de contribuir para a quantidade de lixo que segue para o mar, prejudica a linda estética do nosso litoral, contamina a água através dos químicos presentes no plástico, causam danos à população marinha, aumentam a dispersão de doenças através da proliferação de animais vetores, causam mais gastos nas contas públicas para a limpeza e também causam prejuízo às atividades pesqueiras e à navegação. Tá pouco? A poluição das praias podem afetar até mesmo a economia! Os resíduos lançados prejudicam atividades de esportes náuticos, deixam as águas impróprias para banho e causam colapso no turismo. Afinal, quem quer ir para uma praia suja? Somente na Baía de Guanabara, a crescente degradação ambiental provoca um prejuízo econômico estimado em R$ 30 bilhões por ano!
Portanto, não vacila: junto com o protetor solar, o boné e a canga, vai também um saquinho (se for reutilizável então, você ganha pontos extras) para juntar todo o lixo e jogar no local correto no fim do dia. Assim, você pega aquele bronze sem ficar com a consciência pesada!
Boas férias!
Fonte: