A gente tá aqui pra falar de um assunto importantíssimo: saúde mental. Eu sei… esse assunto é delicado e, justamente por isso, tem que ser discutido! O mês de setembro é o mês que alerta para a depressão, suicídio, ansiedade e outras doenças, parabeniza todos aqueles que se curaram e ainda lutam diariamente contra isso, e agradece todas as pessoas que impediram o pior, pararam pra conversar, ajudar e que sabem que a saúde mental é tão importante quanto a física e que deve ser tratada com o devido destaque!
Essa campanha, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), celebrou no dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e alerta a sociedade para estatísticas alarmantes: os jovens estão entre os mais afetados por problemas como depressão, acarretando muitas vezes a ataques contra a própria vida. Os motivos são diversos, estando entre eles pressão da sociedade com padrões de vida e beleza, problemas familiares, relações tóxicas e até mesmo níveis alterados de hormônio.
Quando as instituições, principalmente públicas, falham em cumprir os seus papéis na saúde, a população tem que entrar em cena: seja na divulgação (o CVV possui uma linha de apoio emocional ao suicídio - 188), seja na disponibilização do seu tempo para dar esse apoio, seja na promoção de atividades que possam lembrar as coisas boas que existem na vida, nas atitudes empáticas e de respeito ao outro, e o principal: encaminhar para um profissional da saúde que possa dar o devido apoio e diagnóstico para a pessoa que esteja passando por isso. E se você está passando por isso, você não está sozinho! Procure ajuda, não se cobre tanto e dê a si mesmo tempo e carinho. Você importa muito!
Mas não adianta só ajudar em setembro! O mês acabou mas temos que ajudar sempre!